Diferentes culturas do mundo usam há milhares de anos óleos de plantas para ajudar a sua saúde. A aromaterapia é um tratamento tradicional e complementar, que recorre aos óleos, para melhorar a nossa saúde. E não só.
De Onde Vêm, Para Onde Vão
Os óleos essenciais são usados há milhares de anos como medicina, cosmética, perfumes e também rituais espirituais. Os óleos essenciais passaram de geração em geração, e hoje encontram-se em muitas casas, quer de forma discreta, adicionados a cremes, perfumes e velas; quer prontos a serem usados. Inclusive em alguns hospitais já são disponibilizados para ajudarem no pós operatório e na diminuição de analgésicos no parto.
Afinal do que são feitos os óleos essenciais?
Os óleos essenciais nascem da extracção directa de um elemento de uma planta ou árvore. Através do processo de destilação consegue-se garantir a recolha das pequenas moléculas da planta ou árvore. São essas pequenas moléculas que penetram nas células do corpo, quando aplicamos os óleos. E, deste modo, são transferidas as propriedades das próprias plantas para o corpo humano. Propriedades essas que servem para proteger a planta ou árvore contra insectos, proteger conta um ambiente hostil e auxiliar na adaptação ao ambiente.
Os Benefícios dos Óleos Essenciais
Cada óleo possui os seus benefícios exclusivos, de acordo com as características da planta ou árvore, do qual foi extraído. O início da aromaterapia contemporânea vai ficar sempre associada ao óleo de lavanda. René Gattefosse, nos anos 20, sofreu um acidente grave no braço e descobriu, ao imergir a mão num barril de óleo essencial de lavanda, descobriu a cura. A sua pele sarou sem qualquer cicatriz.
Queres saber mais? Deixa um comentário ou escreve-me para ola@mariafeliz.pt