Aperfeiçoar os Seus Posts
Criar um título que seja procurado
No post Cria Conteúdos Procurados na Web abordo como Keyword Tool nos ajuda a encontrar palavras chave e questões que os internautas procuram na net. É lógico: se estes são os termos e temas pesquisados, se dermos resposta a essas questões e usarmos essas palavras, temos mais probabilidade de os nossos artigos aparecerem nos tops do ranking de resultados dos motores de busca.
Dentro do mesmo âmbito aconselho-te a ler Como Encontrar as Palavras Chave para um Artigo.
Usar os vários tipos de títulos no corpo do post
No corpo do post deves usar as várias formatações disponíveis no Blogger, quanto aos títulos e sub-títulos (cabeçalho, subtítulo, cabeçalho secundário). Isso não só ajuda a que a estrutura do texto seja mais atraente, bem como é um dos factores que os motores de busca analisam, quando se faz uma pesquisa.
Usar listas (por tópicos ou enumeradas) no artigo
Também a disposição do conteúdo em forma de lista pesa para que um artigo seja bem cotado e apresentado como um bom resultado para uma busca. Para além disso a apresentação em tópicos torna-se muito fácil de ler e, por isso, mais convidativa para o leitor.
Colocar palavras chave do conteúdo do artigo no próprio e sobressaí-las (negrito)
Devemos distribuir de uma forma equilibrada, no corpo do post, palavras que estejam relacionadas com a palavra chave (central) da publicação. Ao colocá-las a negrito atribui-lhes um valor de relevância, e o motor de busca irá classificar positivamente esse texto para aquele tipo de conteúdo.
Escrever artigos relevantes, úteis, que apresentam respostas e soluções
A propósito deste aspecto, aconselho-te a ler o post Cria Conteúdos Procurados na Web, no qual abordo esse mesmo assunto.
Dar Qualidade às Suas Imagens
Gravar as imagens a usar com palavras chave e divididas por hífen
O próprio nome da imagem é importante. Portanto, aquele comboio imenso de letras e números sem sentido são completamente desfavoráveis para atingires um bom patamar no ranking das respostas nos motores de busca. Portanto, antes mesmo de fazeres o upload da foto para o teu artigo, deves tê-la gravada no teu computador ou telemóvel com um nome, no qual conste a palavra chave do texto e a mesma dividida por hífens. Assim os motores de busca vão considerá-la para a avaliação do teu post.
Gravar as imagens de modo adequado para a web
Imagens muito pesadas podem prejudicar a classificação que o motor de busca faz do teu conteúdo. O ideal é gravares as imagens de modo a que o blog responda rapidamente.
Escrever uma pequena descrição das fotos no campo da Propriedade, bem como Legenda
Neste caso deves colocar uma frase que indique o que se passa na imagem e que esteja em conexão com a palavra chave do texto. Este parâmetro também será tido em conta pelos motores de busca na altura de verificar se o teu post é dos melhores, ou não, para a pesquisa que foi efectuada.
Alterar Positivamente as Definições de Mensagens
Escrever com precisão acerca do conteúdo do post no campo de Descrição da Pesquisa do mesmo
Nos blogs da plataforma Blogger, existe uma coluna do lado direito do painel de escrita do próprio post, dedicada às Definições de Mensagens. Aí podemos afinar alguns aspectos em relação ao próprio post, nomeadamente a descrição do mesmo. Esse texto aparece, por exemplo, quando partilhados a publicação nas redes sociais como o Facebook.
Inserir Etiquetas concretas e adequadas ao conteúdo
No campo de Etiquetas, no menu Definições de Mensagens, podes e deves inserir palavras ou expressões que identifiquem o conteúdo do teu artigo. Estas etiquetas vão permitir, mesmo sem ler todo o texto, perceber qual o tipo de conteúdo, e se interessa ou não a dada pessoa e pesquisa feita por exemplo no Google.
Elaborar hiperligações permanentes com relação às palavras chave do post
No URL do artigo é importante que conste a palavra chave do mesmo. No servidor Blogger as hiperligações de cada texto podem ser alteradas num campo dedicado a este aspecto, dentro do menu Definições de Mensagens.
Nota: Estas imagens e artigo foram concebidos, antes do blog emigrar para WordPress e ter endereço próprio amulherdo31.net.