No último trimestre do ano existe uma tendência para o endividamento por parte de algumas famílias. Poderá ser associado à época natalícia e à festa da Passagem de Ano. Recorre a crédito para poder manter um estilo de vida nalguns casos torna-se um esforço arriscado. Por isso é importante encontrar alternativas para que possamos com mais segurança viver ou ter o que desejamos.
Ter as Finanças Debaixo de Olho
A melhor maneira de não ter necessidade de recorrer ao crédito é saber como estão as suas contas bancárias, quais as suas necessidades e gastos. Deste modo, pode planear gastos extra a médio e longo prazo, sem prejudicar as suas contas.
Poupar
Se nunca pensaste em ter uma conta poupança, ou juntares dinheiro, estás sempre na hora de começar. Nunca é tarde. E mesmo que poupes pouco, e que demores a juntar uma boa soma, é sempre melhor do que na hora da necessidade não teres como fazer face, ou no momento em que te deparas com uma excelente oportunidade teres de lhe dizer adeus.
Iniciar um Part-time
Outro caminho alternativo ao empréstimo ou cartão de crédito pode ser um criares o teu próprio negócio. Hoje em dia não é preciso ficar refém das ofertas de emprego, tu podes criar o teu part time, o qual podes gerir nas horas livres e de onde quiseres. Assim ganhas não só o valor que precisas para dada ocasião, mas desenvolves um projecto pessoal que te pode amparar em várias ocasiões.
Realizar uma Troca de Bens ou Serviços
Nem sempre o que nós temos de pagar em dinheiro. Verifica se não podes fazer uma proposta. Pensas nas necessidades da pessoa ou instituição que está do outro lado, analisa as tuas capacidades e propõe-lhes uma troca.
Vender o que já não Queres ou Precisas
Provavelmente em tua casa (na cave ou garagem, se a tiveres) tens guardados alguns tesourinhos que podem render algum dinheiro. Até no teu guarda roupa poderá estar a solução. Hoje em dia existem sites, e lojas, que aceitam a revenda de artigos em segunda mão. Basta algumas fotografias e um registo, e podes sem sair de casa, arrecadar alguns euros.
Com estas 5 dicas de soluções para não termos que recorrer ao crédito podemos não só viver o Natal, a Passagem do Ano, como o nosso dia a dia. Aplicando estas 5 sugestões podes construir a vida dos teus sonhos. Para isso é preciso, claro, passar à acção.