A nossa marca não é aquilo que pensamos que é, mas sim aquilo que a nossa audiência pensa que a nossa marca é, a forma como impactamos todas as pessoas que entram em contacto com a marca. Apesar de não sermos nós a controlar, na totalidade, aquilo que a nossa marca é, temos o poder e o dever de fazer com que a nossa marca seja vista da forma que queremos que seja vista. Mas como fazemos isto?
É mais simples do que parece, então apenas temos de dar à nossa audiência aquilo que queremos que ela identifique à nossa marca. Aqui englobam-se todas as experiências, todos os pontos de contacto que a marca tem com o cliente, desde a identidade visual da marca ao atendimento ao cliente passando pelo conteúdo das redes sociais, tudo tem de conjugar e para isso é preciso ter uma marca bem definida, desde o início, e é com isso que te vou ajudar hoje. Para definires a tua marca basta responderes a estas 5 perguntas.
Porquê? O porquê da marca é o seu propósito. Todos viemos ao mundo para servir e todas as marcas servem de alguma forma agora resta saber o porquê de quereres ajudar, que problema queres resolver, o que te move e que bandeira levantas.
O quê? Com esta pergunta vais tentar descobrir a forma concreta com que vais concretizar o teu porquê. O que vais fazer deve ser uma mistura entre as tuas competências e as tuas paixões. Por isso pergunta-te quais as coisas que gostas de fazer, que te dão mesmo prazer, quais os teus hobbies e quais as coisas que és mesmo bom a fazer, as coisas em que costumas receber elogios.
Quem? Aqui pretende-se que definas quem são as pessoas que irás ajudar. Existem vais pessoas com o problema que queres resolver, no entanto não consegues ajudar todas essas pessoas, portanto escolhe, de todas elas, um grupo de pessoas que queiras ajudar, esse será o teu público-alvo. Deves definir o teu público o melhor que conseguires, identificando não só aspectos demográficos mas também de comportamento. Tem atenção que a pessoa que queres ajudar pode não ser a pessoa para quem vais comunicar, isto acontece muito quando a pessoa que queremos ajudar são crianças mas temos de comunicar para os pais. Nestes casos deves para além de definir o teu público-alvo. definir o público para quem vais comunicar.
Como? Agora chegou a altura de definires a forma como irás posicionar a tua marca para que consigas com as tuas competências e paixões cumprir o teu propósito (o porquê). Aqui entram dois aspectos o tipo de marca queres ter, que pode ser pessoal ou corporativa. Uma marca pessoal é uma marca que tem uma pessoa que a representa e a marca representa uma pessoa enquanto que uma marca corporativa representa uma ideia, um porquê, e não necessariamente o porquê de uma pessoa, sendo representada por um conjunto de pessoas.
A outra parte do “como” da marca são os seus valores e pilares ou seja em que valores a marca assenta. Um mesmo propósito, representado por duas marcas diferentes, poderá ter valores diferentes. Os valores da marca são a forma como a marca aborda o tema, existem várias abordagens possíveis para um tens tens de escolher a tua. Os pilares de uma marca são os diferentes sub-temas que a marca aborda dentro do tema principal (propósito).
Onde? Esta pergunta está em último nesta lista porque deve ser a última a ser colocada, uma vez que diz respeito ás plataformas onde a marca estará presente e só consegues definir isto se já tiveres a resposta às perguntas anteriores. Para perceberes onde a tua marca deve estar presente deves perceber onde o teu público está, de acordo com a faixa etária, género e gostos pessoais, e como te expressas melhor, se por escrito, vídeo ou áudio. Deves estar presente em pelo menos duas plataformas sendo que uma deve ser rica em conteúdo e outra em interação, ou seja uma em que falas para o público e outra em que comunicas com o público.
Depois de teres as respostas a estas perguntas, deverás sentir clareza em relação à tua marca e ao rumo que queres que ela tome Mas o caminho para um negócio de sucesso está longe de ter terminado, na realidade este é só o começo portanto se queres ter um negócio online convido-te a entrar para o grupo Maria Feliz Blogging onde durante Maio, Junho e Julho de 2020 está a decorrer o programa “Desperta para o online”, um programa gratuito de 3 meses onde poderás tomar contacto com este e outros temas relacionados com o mundo dos negócios online. Este artigo é o resumo do segundo módulo deste programa gratuito.
Agradecida, Diana, pelo teu resumo de uma semana, com excelentes insights