O dia tem 24 horas para todas, mas existem muitos papéis que temos de preencher na nossa vida e que, por vezes, não nos deixam tempo para os nossos projetos.
Quantas vezes aconteceu acordares, cuidares do teu filho/a, e quando deste por ela já era hora de almoçar? E quantas vezes, após cinco minutos, já era hora de jantar? Isto acontece e, quando finalmente consegues um tempinho, não sabes onde focar a tua energia para fazer crescer o teu projeto.
Não te vou guiar pela gestão de tempo – isso, só por si, ia muito além de um artigo no blog –, mas sim mostrar-te onde deves focar a tua energia quando, finalmente, consegues umas horitas para o teu projeto.
1. Define o que precisa ser definido e facilita o teu trabalho futuro
Existe muita tentação de começar apenas e mostrar o nosso projeto o mais cedo possível. Não é errado, aliás, o planeamento não te dá todas as respostas, chega um momento em que tens de fazer para descobrir o rumo do teu negócio.
No entanto, é importante teres uma estrutura básica inicial.
Conta-me: tens uma razão para crescer a tua marca? Quem pretendes ajudar com a marca? Como te vais posicionar?
Começa por responder a estas questões, caso não o tenhas feito ainda, mesmo que já estejas no mundo dos negócios há algum tempo.
Tira realmente tempo para refletir. Se consegues tirar uma ou duas horas por dia, responde a uma questão por dia. Se precisares de mais dias, tira mais dias. E se precisares de menos, melhor. Definir isto desde o primeiro dia vai ajudar-te imenso a tomares decisões no futuro.
2. Tem uma casa para o teu projeto
Seja qual for o teu projeto, ele precisa de uma casa. Ofereces serviços em determinadas áreas? Precisas de uma casa onde os clientes possam ter acesso a tudo. És influenciador? Precisas de uma casa onde os fãs te vão encontrar. Fazem produtos artesanais? Precisas de um sítio onde os teus produtos possam ser encontrados.
Existem muitas formas de crescer um projeto, como as redes sociais, o link building, a publicidade paga, mas seja qual for a estratégia usada, tem de existir uma casa para direcionares os fãs ou clientes.
Essa casa pode ser um website, uma rede social, um canal no Youtube, um podcast; a escolha é tua.
3. Cria conteúdo que se conecte com a tua audiência
Criar conteúdo demora tempo, portanto, se o teu está escasso, pode ser desafiante.
A minha dica: começa por saber quais os teus limites. Consegues escrever um blog post de 500 palavras por semana? Ou um blog post de 1000 palavras parece adequado? Consegues fazer 3 conteúdos para as redes sociais por semana? Quais são os teus limites?
Sabendo os teus limites, podes criar um calendário editorial que vá de encontro às tuas necessidades e que seja consistente para a tua audiência. Existem muitos benefícios em criar um calendário editorial e, inclusivamente, é uma prática do marketing de conteúdo.
Depois de criares o calendário editorial, deves criar conteúdo que realmente se conecte. Lembra-te que todo o conteúdo serve um propósito e que deve conectar-se com a dor ou problema dos seguidores. No caso deste conteúdo, por exemplo, quero ter a certeza de que sabes onde gastar o teu tempo e energia quando o teu tempo está escasso.
Para criares conteúdo que se conecte, aconselho-te a assistires a aulas sobre copywriting; podes aprender MUITO com aulas na área. Podes, ainda, encontrar muito conteúdo no Youtube.
Depois disso, é treinar. Ainda hoje estou a aprender.
Outra dica, esta para quem realmente quer criar muito conteúdo em pouco tempo: recicla o conteúdo. Neste momento estou a fazer este conteúdo. Apenas com este conteúdo, conseguia fazer um episódio de um podcast ou um vídeo no Youtube. Posso ainda, com alguma facilidade, criar conteúdo para as redes sociais ou um infográfico. Com mais algumas palavras, conseguiria fazer um e-book.
Nem todo o conteúdo que crias tem de ser criado do zero.
4. Por favor, investe em e-mail marketing
E-mail marketing não é apenas um “deixa o teu e-mail para receberes as novidades”. Claro, isso resulta, mas é a forma mais simples e é necessário que a pessoa realmente ame os conteúdos e realmente queira imenso saber mais.
A realidade é que todos somos seres humanos e tomamos decisões com base em “o que eu posso ganhar com isto”. Se deixarmos claro o que a pessoa pode ganhar em deixar o seu e-mail connosco, conseguiremos o seu contacto mais facilmente.
Esse e-mail não precisa de ser usado para conseguir clientes ou vendas. Pode ser usado para algo tão simples como informar que temos um novo conteúdo.
Existem imensas técnicas de e-mail marketing, inclusivamente técnicas que segmentam o nosso público, e não usar esta ferramenta poderosa é deixar de lado um grande potencial de crescimento – e conexão.
5. Mostra o teu negócio ao mundo
Divulgares-te é importante e existem milhares de formas de o fazeres. Aqui vou só deixar as que acho mais importantes, do meu ponto de vista.
- Link Building: este termo significa, apenas, criar links que apontem para o teu projeto. Mas conseguires links só por conseguir, pode nunca te levar a lado nenhum. Se tens tempo limitado, foca-te em conseguir links em sites com domínio de boa autoridade. Esta é uma técnica de SEO que é usada por todas as empresas que oferecem serviços de SEO.
- Redes sociais: claro, as redes sociais são uma excelente forma de te dares a conhecer. Escolhe apenas uma e tira o máximo dessa rede social. Quando estiveres pronta, passas para outra, sem pressa.
- Colaborações: colaborações são uma excelente forma de te dares a conhecer! Nunca deixes de lado o poder das colaborações.
Do meu ponto de vista, estas são as melhores formas. Mas, claro, existem muitas mais e que podem, efetivamente, resultar melhor no teu projeto.
Concluindo, este conteúdo ficou um pouco generalista, mas tens os pontos principais para que não gastes tempo no que é desnecessário. Claro, com o crescimento podes – e deves – alargar-te para outras áreas.
Obrigada, Sara, pelas tuas sugestões preciosas, partilhadas num estilo próximo e com clareza. Vamos lá fazer acontecer mesmo no meio do caos!
Vamos a isto. Obrigada 🙂