Após teres as 5 questões que te coloquei no último artigo que escrevi respondidas, chegou a hora de definires a identidade visual da tua marca e é sobre isso que irei falar hoje. Uma marca está constantemente em contacto com a sua audiência, desde a forma como faz o atendimento ao cliente passando pelos posts nas redes sociais e todos os outros elementos gráficos associados à marca. Portanto, é necessário que a marca esteja não só bem definida interiormente, mas também no seu exterior, na forma como se apresenta ao público. Vou agora falar um pouco dos 3 principais elementos da identidade visual de uma marca:
CORES A cor é muito importante para transmitires as emoções que queres associar à tua marca, e uma vez que as pessoas são movidas por emoções convém que esta associação fique bem feita. Cada cor tem um significado no nosso subconsciente, por exemplo associamos o vermelho à paixão e o preto ao luto. São este tipo de associações que devemos ter em consideração quando escolhemos as cores da marca, pois devemos escolher aquelas cores que demonstram os valores da marca, aquilo que queremos que digam da nossa marca quando não estamos presentes.
TIPOS DE LETRA O tipo de letra, também chamado de fonte, transmite a essência da marca. Existem diferentes famílias de tipos de letra, vou te apresentar três delas:
- As letras com serifa – uma serifa é aquele acabamento que letras como por exemplo a Times New Roman tem e esta família está associada a marcas mais clássicas e premium.
- As letras sem serifa – Exemplos de letras sem serifa são a Arial, a Calibri e a Helvetica, estas fontes estão associadas a valores como por exemplo a modernidade e a masculinidade.
- As manuscritas – são aquelas que, tal como o nome indica, parecem ser escritas à mão. As marcas mais infantis ou femininas usam esta família de fontes recorrentemente.
Como conseguiste perceber cada família de fontes tem associados determinados valores que devem estar de acordo com os valores que queres associar à tua marca. Por exemplo se a tua marca é exclusiva para homens provavelmente irás usar uma fonte sem serifa, uma vez que estas estão mais associadas à masculinidade.
LOGÓTIPO Este é um dos elementos mais usados e com maior destaque na identidade visual de qualquer marca e pode ser dividido em duas partes: o Logo e a Assinatura. O logo é a parte gráfica do logótipo, por exemplo, no caso da nike, o certo é o logo, e a assinatura é a parte tipográfica, utilizando o mesmo exemplo a assinatura da nike é a palavra “NIKE” que é sempre escrita da mesma forma e com o mesmo tipo de letra. Existem alguns logótipos que têm apenas assinatura ao apenas Logo, mas a maioria apresenta os dois componentes.
Quando tiveres estes elementos definidos deves criar um documento, aquilo a que os designers chamam de GUIA DE ESTILO DA MARCA, onde irás colocar todas as tuas escolhas em relação a cores, tipos de letra e logótipo bem como outras regras que consideres pertinentes e que queiras aplicar a toda a tua identidade visual e comunicação gráfica, seja esta em produtos físicos, digitais ou em conteúdo para redes sociais.
Para terminar é importante referir que deve existir consistência temporal em relação à tua identidade visual, ou seja, as escolhas que fizeres e as decisões que tomares devem se manter ao longo do tempo. Se quiseres saber mais sobre criação de marca para o digital e sobre como trabalhar com diferentes plataformas digitais para alavancar o teu projeto junta-te ao programa gratuito “DESPERTAR PARA O ONLINE” que está a acontecer no grupo de facebook Maria Feliz – Blogging que serás bem-vinda. O programa é constituído por 14 módulos e esta semana já estamos no quinto módulo mas todo o conteúdo dos módulos passados está no grupo portanto se entrares agora não perdes nenhum conteúdo! Esperamos por ti!