A tua marca tem uma história e essa história precisa de ser contada, uma das ferramentas que podes usar para partilhar a história da tua marca com o teu público são os Instagram Stories.
Podes definir a história da tua marca tendo por base o seu foco e as audiências, ou seja aquilo que a marca faz e as pessoas para quem o faz. Deves, também, ter um objetivo com a história que estás a criar, que pode ser vender, alertar, ensinar qualquer coisa, uma audiência, de entre o teu público todo, e um suporte específico através do qual vais partilhar a história, neste caso serão os Instagram Stories.
De seguida, deves te perguntar “Qual a grande moral que queres partilhar com a audiência que escolheste?” porque todas as histórias têm uma moral, ou seja, tentam transmitir uma ideia, e a história de uma marca não é diferente. Deves te relacionar sempre com os problemas da audiência portanto tenta criar uma história que tenha uma moral que acrescente algo à audiência escolhida.
Não deves ser demasiado técnico na linguagem que usas, pois quanto mais simples mais as pessoas se irão relacionar contigo e com a história que estás a contar, pensa sempre na experiência do cliente e tenta usar uma “voz” que combine com a da audiência pois o objetivo é sempre criar conexão com as pessoas para quem estás a comunicar.
Contar a história da tua marca nos Instagram Stories consiste em contar a tua jornada do início até ao fim, à medida que as coisas vão acontecendo. Para fazeres isto da maneira mais efetiva possível deves mostrar mais do que aquilo que falas, um bom exemplo disto são os bastidores do teu trabalho, em vez de fazeres Stories em que contas como mudaste o teu escritório, mostra vídeos da transformação a acontecer e imagens do antes e depois.
Utilizar a identidade visual da tua marca ajuda a contar a história da marca (se ainda não tens identidade visual e não sabes como criá-la lê este artigo aqui) pois ao fim de algum tempo a aplicar esta estratégia as pessoas já associam aquela identidade visual, como por exemplo as cores da marca, ao perfil da tua marca.
Deve haver variedade nos teus stories para os tornar interessantes, o que quero dizer com isto é que não deves fazer apenas vídeos a falar, nem apenas imagens, nem apenas vídeos a mostrar coisas a acontecer, pois se colocares apenas um tipo de conteúdo as pessoas podem se fartar de ver sempre o mesmo e passar para os stories da pessoa seguinte. Podes também utilizar os autocolantes do próprio Instagram para criar stories mais interativos, como é o caso das sondagens e das caixinhas de perguntas.
Este artigo é um resumo do módulo 6 do programa gratuito de 3 meses “Desperta para o online” que está a acontecer no grupo de facebook Maria Feliz – Blogging. Apesar de já irmos no sétimo módulo, todos os conteúdos estão gravados pelo que ainda te podes juntar a nós, aproveitar todo o conteúdo e Despertar para o online.