O youtube é o segundo motor de busca mais utilizado no Mundo inteiro, o que significa que é um ótimo sítio para ser encontrado. Portanto o youtube é uma plataforma a considerar, quando pensas nas plataformas em que queres que a tua marca está presente.
Agora que já entendeste a importância do youtube no mundo das plataformas digitais, deves te estar perguntando como podes começar um canal nesta rede social, pois bem, tens sorte porque eu vou te explicar!
Primeiro tens de determinar qual é a tua Proposição de Valor (USP), que nada é mais do que o que te torna única, é a tua “mistura”. Todos nós somos uma “mistura diferente” e é essa mistura que é o nosso diferencial, é isso que se torna o valor que podes oferecer. Algumas perguntas que te podes fazer para descobrir a tua USP:
- Qual a tua motivação?
- Que conhecimentos (teóricos e\ou práticos) tens?
- Qual a tua causa? O que defendes?
- Qual a tua mensagem? O que queres transmitir?
Após responderes a estas perguntas, acabaste de descobrir a tua proposição de Valor, ou seja, o conjunto único de caraterísticas que te diferenciam e te fazem destacares-te.
De seguida, é necessário encontrares o teu nicho que são os temas centrais nos quais o teu canal se irá focar (deverão ser no máximo 3 temas) e o teu público-alvo que são as pessoas para quem os teus vídeos se destinam. Deves usar os diferentes temas para criares conteúdo variado mas coeso.
Deves somar valor em cada peça de conteúdo que crias, neste caso em cada vídeo, ou seja, deves acrescentar algo a quem assiste ao vídeo. Esse algo pode ser entretenimento, educação ou inspiração, no entanto que o conteúdo educativo é o que funciona melhor pois a maior parte das pessoas vai ao youtube para aprender algo ou resolver um problema.
É necessário que tomes atenção ao tom de voz que utilizas pois este deve ser semelhante ao da audiência, ou seja, se estás a falar para um público iniciante não deves utilizar linguagem demasiado técnica.
Outra coisa necessária para que comeces o teu canal de youtube da forma certa é a criação de um plano de conteúdo que consiste em definires um horário para a postagem dos teus vídeos e também uma frequência de postagens, ou seja definires quantos vídeos irás postar por semana (deve ser pelo menos 1 vídeo).
É importante teres noção de que a qualidade é o mais importante que a quantidade, isto significa que é preferível criares menos vídeos mas que tudo aquilo que criares tenha qualidade, ou seja, que acrescente valor à audiência. Outra coisa muito importante e que também é importante teres em consideração é a importância da consistência. De nada te vale criares muito conteúdo numa semana e nenhum nas semanas seguintes.
Se te sentes inspirada podes criar mais do que um vídeo, mas posta apenas com a frequência de postagens que definiste, ou seja, guarda o conteúdo extra para quando não te sentires tão inspirada.
Acho que se seguires todas estas dicas tens o caminho facilitado para começares o teu canal de youtube. Lembra-te que os resultados só vêm com o tempo portanto não desistas, mesmo que não vejas resultados imediatos. E não te esqueças que o youtube para além de ser um motor de busca, é também uma rede social portanto é necessário não só produzir conteúdo, mas também interagir com o conteúdo de outras pessoas. Espero que sigas estas dicas e que assim tenhas sucesso nesta plataforma digital!
*Este artigo é um resumo do Módulo 8 do programa gratuito Desperta para o online que está a decorrer no grupo de facebook Maria Feliz – Blogging. Se quiseres ter acesso a todo o conteúdo deste curso basta aderires ao grupo de facebook já referido.
Diana, muito agradecida pela tua publicação. Este mês vou-me lançar nesta aventura.