O vídeo é o tipo de conteúdo que mais engaja e que mais converte em vendas portanto quando falamos em criação de conteúdo associada a uma marca, que efetivamente quer marcar o mundo, é mais do que útil, é simplesmente necessário, criar conteúdo em vídeo.
Muitas pessoas ainda não têm noção desta “mina de ouro” que é o vídeo e outro tanto de pessoas apesar de ter esta noção simplesmente acham que não conseguem criar vídeos…Uns por vergonha, outros por falta de informação.
Com este artigo pretendo colmatar essa falta de informação, dando algumas dicas quer de gravação, quer de edição de vídeo, tudo isto usando o teu smartphone.Vamos por partes:
Primeiro vou começar por te dar dicas que serão úteis quando chegar a hora de gravar vídeos:
- Aprende princípios básicos de vídeo, como por exemplo, enquadramento, planos, e direções.
- Explora o teu telemóvel: Esse instrumento que transportas para todo o lado é uma ferramenta de vídeo incrível, mas cada modelo tem as suas particularidades, dedica-te a perceber como podes tirar melhor proveito do teu smartphone.
- Limpa a tua camera do telemóvel antes de gravares.
- Usa preferencialmente a camera traseira apenas por causa da qualidade uma vez que todas as câmeras traseiras têm mais resolução que as câmeras frontais dos smartphones.
- Escolhe bem o teu cenário: o importante é que a pessoa que está a falar seja o foco principal por isso o cenário deve ser algo neutro, por exemplo uma parede branca, ou de outra cor, sem nenhum adereço, ou alguns que não distraiam quem irá ver o vídeo do foco principal.
- Usa preferencialmente luz natural: De frente para uma janela, ao nascer ou ao pôr do sol, é o mais fácil e também o que funciona melhor.
Agora vamos para a edição, também ela pode ser feita no telemóvel:
- Escolhe o editor que mais gostas: Experimenta vários editores para perceberes qual o melhor para ti, quer em termos de usabilidade quer ao nível do resultado final que pretendes para o teu vídeo.
- Pesquisa tutorias do editor que escolheste: Hoje em dia existe tanto conhecimento gratuito e com o qual qualquer um pode ter contacto, portanto usa a maravilhosa ferramenta que é a internet e educa-te.
- Tem em atenção o formato nativo da plataforma onde vais colocar o teu vídeo: Por exemplo, se for para o YouTube o formato deve ser na horizontal enquanto que para o IGTV deve ser na vertical.
- Usa elementos sonoros e gráficos para tornar o vídeo mais interessante, e por isso mais cativante e que fará que as pessoas assistam até ao final.
Agora já não há desculpas para não fazeres vídeos de qualidade! Se seguires todas estas dicas acredito que conseguirás melhorar a presença da tua marca online, porque o vídeo é o formato que conecta mais, ou seja, ao vermos um vídeo de outra pessoa senti-mo-nos mais próximos dessa pessoa do que se ouvirmos um podcast criado pela mesma pessoa.
Portanto educa-te, grava os teus vídeos e põe a tua marca no coração dos outros!
Muito obrigada, Diana, por este texto motivador. Eu sou uma apaixonada pelos vídeos, sobretudo as LIVEs, e tenho visto o impacto que têm no nosso trabalho. Tal como noutras aprendizagens, fazer vídeos requer prática. Só melhoramos dando o primeiro passo: começar a gravar.