Nota: este conteúdo tem um exercício pelo meio, portanto continua a leitura, apenas, quando tiveres 10 a 20 minutos disponíveis para o concluíres.
Alguma vez paraste para pensar nos papeis que tens de preencher?
Além dos papeis da vida pessoal, tens ainda imensos dentro do teu negócio, principalmente se empreenderes a solo. Tens de tratar das burocracias, ser a CEO, trabalhar no marketing e nas vendas, ser a trabalhadora ou a pessoa que cria os produtos, e muito mais.
Preencher todos este papeis pode ser possível, mas não a longo prazo. Caso o faças, existe grande probabilidade de acabares com um esgotamento e de, obviamente, o teu negócio sofrer as consequências.
Tentar preencher todos os papeis pode originar um esgotamento
Não é por acaso que as grandes empresas têm diversos trabalhadores. Se fosse possível uma pessoa sozinha preencher todos os papeis da empresa e, ainda assim, crescer o negócio, para quê o investimento?
Portanto, antes de tudo, este é o primeiro ponto: aceita que não podes preencher todos os papeis e ainda crescer o negócio, sem que a tua saúde seja afetada.
Agora usa apenas o chapéu de CEO e olha para o teu negócio como um todo. Vê que recursos necessitas dentro da empresa e que cargos têm de ser preenchidos. Lista tudo, não deixes nada de fora.
Tira uns minutos agora mesmo e faz esse exercício.
Terminaste? Boa! Agora olha para a lista e imagina-te a preencher todas essas necessidades sozinha. Acredito que conseguisses. Agora imagina fazê-lo durante 10 anos da tua vida. Fica um pouco mais difícil.
Eu senti isso durante 6 anos. Eu trabalhava como freelancer e estava a empreender, ou seja, eu trabalhava com marketing nas empresas dos clientes, na própria empresa que eu tinha e ainda nos empreendimentos. Além disso, era eu que procurava novos clientes, tratava das finanças, marcava reuniões, estava presente em reuniões, criava toda a estratégia, produzia conteúdo (escrito e visual), …
Claro que no final, o resultado foi um esgotamento. Sentar-me na cadeira em frente ao computador era motivo mais do que suficiente para todas as minhas energias serem drenadas e eu não conseguir fazer mais nada o resto do dia.
Só mais recentemente me comecei a dar conta da dinâmica em que estava inserida e do porquê de não conseguir ir mais longe.
Usar sistemas é o nosso grande benefício com a Internet
Estamos numa era em que é tão fácil escalar um negócio!
Podemos programar publicações nas redes sociais, criar um sistema de atendimento a clientes é extremamente simples, conseguimos guiar cada leitor/cliente pelo nosso negócio sem estar realmente presentes ou até criar parcerias com muito mais facilidade.
Temos literalmente tudo à nossa disposição para escalar um negócio, então porque não o fazemos?
Este é o meu desafio para todas hoje. Vamos automatizar, ao máximo, os nossos negócios.
Agora que tens a lista, analisa se é possível preencher as necessidades sem a tua presença. Para tal, podes usar as opções abaixo:
- Contratar um funcionário ou um freelancer;
- Encontrar parcerias: o tempo que demoras a fazer o serviço para o parceiro tem de compensar;
- Usar serviços para agendar publicações: como o Buffer ou o CoSchedule no caso das redes sociais;
- Usar serviços para envio programado: aqui refiro-me ao e-mail marketing. Este envio programado é realmente útil.
- Usar chatbots: acredites ou não, os chatbots vão facilitar-te imenso a vida!
E existem muitos mais processos que podem ser automatizados; esses são apenas os que considero mais comuns no meio digital, na área em que atuo. Com uma pesquisa rápida és capaz de encontrar soluções para determinada necessidade – e encontrar essas soluções deve ser o teu foco principal.
Com estas alterações, além do negócio evoluir, também estarás no teu melhor estado físico e mental para investires na marca.