• Início
  • Sobre
  • Contactos
Digite e pressione Enter
  • Início
  • Blog
  • Sobre
  • Contactos
Na Rede
15 Janeiro 2021
-
Newsletter
Maria Feliz
  • Início
  • Estilo de Vida
    • Viagens e Passeios
    • Receitas&Afins
    • Parentalidade
  • Moda&Beleza
    • Cuidados com a Pele
    • Maquilhagem
    • Roupa
    • Acessorios
  • Saúde&Bem-Estar
    • Desenvolvimento Pessoal
    • Emagrecimento
  • Empreendedorismo
    • Marca Pessoal
    • Blogging
    • Redes Sociais
  • Sobre
  • Contactos
Sem categoria

O Mindfulness não serve a todos?

2 de Setembro, 2020
-
Publicado por Catarina Arouca

É fácil interessarmo-nos pela meditação da Atenção Plena – o Mindfulness – olhando os benefícios que esta nos pode dar. A autoconsciência, o aumento do foco, o estímulo da concentração, entre outros, que se sentem no nosso quotidiano, desde a vida pessoal à profissional.

De facto, o Mindfulness é uma ferramenta poderosa que ocorre por duas vias:

  • Informal, isto é, a capacidade de nos disciplinarmos para estarmos realmente presentes em cada momento ou atividade dos nossos dias ou em cada relação da nossa vida. Trata-se de ativar conscientemente todos os sentidos da visão, audição, tato, olfato e paladar.
  • Pode também ocorrer por via formal, que diz respeito à prática sistemática da meditação em si. São os momentos que programamos, preparamos, para dedicar à meditação.

A técnica é, cada vez mais, pronunciada por pessoas de todas as classes sociais, entre jovens e adultos, por todo o mundo. Os meios de comunicação são a maior via difusora do método. Contudo, os programas de divulgação tendem a vulgarizá-lo e, inclusive, fazer chegar determinadas informações não tão claras ou simples de entender, a casa de vários espetadores.

O interesse e curiosidade do público em geral por esta temática tem, porém, base em conhecimentos científicos divulgados e fundamentados. A investigação sobre Mindfulness iniciou-se em 1979, na Universidade de Massachutset, através do trabalho do psiquiatra Jon Kabat Zin.

Este foi o autor do programa de Redução de Stress com Base em Mindfulness e aplicou-o no tratamento de doentes com depressões, para o tratamento de ansiedade e doenças crónicas. Usou ainda o método em coadjuvação no tratamento de doenças oncológicas.

Os resultados do programa mostraram que os doentes que aprenderam e tornaram o Mindfulness uma prática frequente nas suas vidas, tiveram menor recaídas, uma melhor regulação emocional, maior imunidade ao stress, melhor adesão aos tratamentos oncológicos e uma melhoria na qualidade de vida em geral.

Convém, porém, assumir que o Mindfulness não é uma utopia. Não se trata de uma técnica que permite solucionar os problemas de saúde mental ou as sintomatologias físicas, fazendo-os desaparecer. O Mindfulness exige tempo, dedicação e compromisso. Contudo, uma vez interiorizada a técnica, dificilmente a esquece e os benefícios tornam-se notórios.

A prática de Mindfulness é preventiva de perturbações emocionais, evita o agravamento de patologias médicas correlacionadas com a ansiedade, doenças autoimunes e fibromialgia. Está ao alcance de todos.

Ao alcance de todos, mas talvez não para todos

Peço que imagine a seguinte situação:

Sente-se injustiçado com determinado acontecimento e está em plena discussão com a pessoa que o causou. Qual a pior coisa que lhe pode ser dita nesse momento?

“Tem calma” – acredito que seja uma das respostas que lhe ocorreu. E o que acontece geralmente? Fica relaxado, tranquilo, mais calmo? Ou parece que, pelo contrário, fica ainda mais exaltado, irritado e frustrado pela situação?

Quando o Mindfulness é praticado com o objetivo de querer mais tranquilidade, maior relaxamento ou mais produtividade, geralmente o efeito é o contrário. Vai preparar-se para meditar e pensar que está ansioso, que não devia estar, que quer parar, que tem de relaxar rápido e, por fim, vai considerar que o que está a fazer vai piorar e não vai conseguir.

Se pensar em tornar-se praticante para atingir determinado objetivo, vai criar um sofrimento e frustração desnecessários para lá chegar. Praticar sem estudar um pouco sobre o tema pode, inclusive, criar confusão mental e aumentar o nível de ansiedade e frustração.

Alguns efeitos adversos podem ser sensações físicas ou emocionais desconfortáveis. Mas descanse. Podem ocorrer ocasionalmente a principiantes, mas são leves e temporários.

3 aspetos a ter em conta antes de se tornar praticante

A vulnerabilidade pessoal, o tipo de prática e programa, assim como, a qualificação do instrutor ou professor são aspetos fundamentais.

Vulnerabilidade – Refere-se às características individuais que possam predispor a efeitos secundários. Por isso, a prática sem acompanhamento não é recomendada a pacientes em início de tratamento para qualquer condição médica geral ou psiquiátrica.

Tal é justificado pelo facto de os sintomas poderem estar muito intensos ou pela necessidade de ajuste nos tratamentos. Pessoas com esquizofrenia, transtornos de personalidade em geral e epilepsia também carecem de aval médico.

Prática e programa – As técnicas meditativas requerem muita concentração e pode ir até longos períodos, o que pode predispor a mais efeitos colaterais e adversos. Existem, no entanto, programas específicos e apropriados para vulnerabilidades específicas, como é o caso do transtorno de personalidade do tipo “bordeline”.

Instrutor ou professor – é fundamental que procure pela qualificação do instrutor ou professor de Mindfulness com o qual tem em vista iniciar a prática. Para além de longas horas de formação e prática, este tem a formação para orientar os programas e conduzir as práticas de Mindfulness de forma correta e adequada, entendendo os limites e necessidades de cada praticante.

O que procura ao praticar a Atenção Plena?

Praticar Mindfulness é uma aprendizagem que envolve reconhecer os padrões do pensamento, a vivência do corpo e a sua relação com os pensamentos, os padrões internos de resistência à sensação e capacidade de abrir espaço para permitir a experiência. É a respiração e o corpo como âncoras da realidade e consciência alargada do movimento a cada momento, sensação, emoção e pensamento.

Isto para dizer que para praticar e perceber a prática, é necessário conhecermo-nos e percebermos o que pretendemos com a prática e como a queremos encarar. Se não houver uma prática diária o que acontece é um entendimento superficial, desconectado do real potencial terapêutico.

Se procura alguma coisa que o faça relaxar, esvaziar completamente a mente, atingir um estado alterado de consciência, se procura nunca mais ficar triste ou frustrado, deixar de pensar no passado ou futuro ou, até, se procura uma cura… o Mindfulness não é para si.

O conselho é de que tente aceitar a vida exatamente como ela é, no lugar de gastar a sua energia a tentar criar e manter uma vida que considera que é a forma certa de como ela devia ser. O Mindfulness é um passo para criar um maior bem-estar e aumentar a qualidade de vida. Mas pode, efetivamente, não ser o caminho que todos temos de percorrer.

Pratiquem. Estejam conscientemente presentes.

Deixo-lhe um exercício, para terminar. E lembre-se: não há forma correta ou errada de praticar.

Pode ler uma frase de cada vez e praticar, antes de seguir com o texto. Trata-se de uma prática informal de Mindulness.

  1. Repare no seu corpo. Como está? Tensos? De pernas cruzadas? Com uma postura incorreta?
  2. Olhe à sua volta. Quantas cores vê? Quantos objetos decorativos tem na divisão em que se encontra? Há alguma coisa em movimento?
  3. Que sensações está a sentir? Quente? Frio? Alguma dor no corpo?
  4. Como se sente hoje? Está alegre? Cansado? Algum acontecimento o deixou frustrado?
  5. Faça algumas respirações profundas. Se preferir, feche os olhos. Quais os movimentos do seu corpo? Sentiu o ar frio a entrar? Ar quente a sair?

Boas práticas!

Para saber mais sobre Mindfulness, clique aqui.

Catarina Arouca
Filósofa e Socióloga
Mindfulness Practitioner

2 de Setembro, 2020
Email
Escreve aqui o teu comentário

Publicações Relacionadas

Outras publicações que de certeza também queres ler.
Sem categoria

O impacto da Hipnose no desenvolvimento do ser humano

23 de Junho, 2020
-
Publicado por Inês Pinto

O mundo está em constante mudança e a evoluir de uma forma muito rápida. Evolução essa que …

Lê Mais
23 de Junho, 2020
Publicado por Inês Pinto
Desenvolvimento Pessoal, Saúde&Bem-Estar, Sem categoria

O impacto do coaching no desenvolvimento do ser humano

18 de Novembro, 2020
-
Publicado por Inês Pinto

O mundo está em constante mudança e a evoluir de uma forma muito rápida. Evolução essa que …

Lê Mais
18 de Novembro, 2020
Publicado por Inês Pinto
Sem categoria

Viver a pandemia com auxílio do Mindfulness

7 de Julho, 2020
-
Publicado por Catarina Arouca

O stress e ansiedade são dos transtornos mentais mais presentes na atualidade. A COVID-19 veio intensificar os sintomas. O Mindfulness é uma das respostas.

Lê Mais
7 de Julho, 2020
Publicado por Catarina Arouca
← PUBLICAÇÃO ANTERIOR
Como os pais devem lidar com o Bullying
PRÓXIMA PUBLICAÇÃO →
Escala o teu negócio – mesmo que não queiras!

Deixar um Comentário

O teu feedback é valioso para nós. O teu email não será publicado.
Cancel Reply

Por favor, só um minutinho...
Submeter o Teu Comentário

Autora
Maria Feliz a comer uma bolacha em forma de coração
"Descobre-te ao Ritmo da Vida" é o lema da Maria Feliz, uma marca pessoal para mulheres que procuram - sem pressas, nem pressões - reencontrar-se, assumir-se, e viver ainda mais o potencial ilimitado que cada uma de nós guarda em si.
mariafeliz.pt@gmail.com
Artigos Recentes
  • Mindfulness em tempos de isolamento
    Como pode o Mindfulness gerir conflitos em tempo de isolamento?
    3 de Dezembro, 2020

    O confinamento é propício a conflitos no ambiente familiar. O Mindfulness surge como suporte para evitar e gerir melhor os conflitos que possam advir dessa situação.

  • O impacto do coaching no desenvolvimento do ser humano
    18 de Novembro, 2020

    O mundo está em constante mudança e a evoluir de uma forma muito …

  • Como os pais devem lidar com o Bullying
    17 de Setembro, 2020

    Com o ano letivo quase a iniciar é essencial falarmos sobre este tema: …

Na Rede

mariafelizoficial

A sociedade está a mudar, e precisa de mudar. 🌀Temos vivido até aqui numa falsa democracia. As mulheres e os homens - com o seu lado feminino mais evidente - ainda são muitas vezes desfavorecidos. 

Vivemos numa sociedade patriarcal e de dominância, onde aprendemos desde pequenos que ou dominamos, ou somos dominados. 🤷‍♀️

Quais são as características actuais do mundo em que vivemos? ➡ Desigualdade, violência, abuso e dominância. 

Quantas vezes, até nós mesmos, em casa já ouvimos, ou até já dissemos 😟: "Tu, aqui, não mandas nada.", "Aqui, quem manda sou eu.", "Enquanto aqui morares, fazes o que eu disser." ou ainda "Isto não é da tua conta"? Este espírito também é o mesmo com o qual temos lidado com a natureza.

Por isso, eu estou fortemente convencida que as Constelações Familiares são uma metodologia que deves aprofundar nos dias de hoje. 👉 Através delas exploras o modelo horizontal, onde todos somos colaboradores e damos o nosso contributo; desenvolvemos uma atitude de respeito, humildade, empatia e de paz para com o outro e participamos, todos juntos, para um bem estar coletivo. 🥰

Em 2021 vou lançar apenas para a minha lista de emails uma série de vídeos sobre este método que mudou a minha vida. 🤩

Inscreve-te já em > https://bit.ly/Sabe-Mais-sobre-Constelacoes-Familiares e começa a tua descoberta ao ritmo da vida.
Existem vários #mitos acerca da #Hipnose. A Inês Existem vários #mitos acerca da #Hipnose. A Inês Marçal Pinto escreveu no blog da Maria Feliz acerca do que é afinal a Hipnose.
⠀
Convido-te a ler a sua partilha em: www.mariafeliz.pt (link na bio)
⠀
#feliz #mito #blog #hipnose #eusoumariafeliz #aliberdadedeseresquemes
Após a minha primeira experiência com as Constel Após a minha primeira experiência com as Constelações Familiares demorei cerca de 3 anos para voltar a retomar o contacto. 🌟 E olha que foi algo tão impactante, que quando voltei a esse universo, mergulhei profundamente nele com uma formação que durou 2 anos.
⠀
Pouco tempo depois de ter finalizado a formação emigrei para o país de origem do autor desta metodologia. 😍 Aí, voltei a fazer mais uma formação longa e escrevi a minha tese sobre o reencontro com a mãe.
⠀
Neste meu percurso 🚶‍♀️ fiquei a conhecer pessoalmente o trabalho de alguns facilitadores a trabalhar em Portugal: Rogéria Cruz, Paula Matos, Maria Gorjão Henriques, Maria de Fátima Luz, Miguel Lareiro e Rosa Maria Arruda; e de alguns trainers internacionais como o próprio Bert Hellinger, Ingala Robl, Jakob Schneider, Franz Ruppert, Anke Grass, Andreas Wehowsky, Alexandra Caymmi, Siegfried Bangert, Rainer Kildau e Monika Werner.
⠀
Realizei sessões individuais com alguns destes trainers, bem como participei nalguns workshops dirigidos pelos mesmos.
⠀
Queres que te conte um segredo? Apesar da minha experiência e conhecimento, sempre que participo de uma Constelação ainda continuo a sentir aquele fascínio sobre este método. 😍 😍 😍  Ele é tão vivo e dinâmico quanto a vida.
⠀
Conheces o trabalho de alguns destes facilitadores? Já alguma vez tiveste contacto pessoal com as Constelações Familiares?
Escreve-me nos comentários vou gostar muito de ler a tua partilha. 👍
Queres entrar no movimento do amor? Queres viver u Queres entrar no movimento do amor? Queres viver uma felicidade permanente? 👉 Marca já a tua primeira sessão online de Constelações Familiares comigo. 🎁 No mês de Agosto ofereço um kit introdutório aos óleos essenciais, constituído pelo óleo de limão, lavanda e hortelã-pimenta, para as primeiras marcações.
⠀
Envia-me uma DM para agendarmos. ❣️
⠀
#felicidade #amor #agosto #constelacoesfamiliares #olharsistemico #visaosistemica #berthellinger #promocao #aliberdadedeseresquemes #eusoumariafeliz
A #liberdade de #expressão é um dos #direitos co A #liberdade de #expressão é um dos #direitos conquistado pela #democracia, regime em que vivemos. 📣 Mas nem todos nós queremos exercer este #direito.
⠀
Para as #mulheres que querem ter uma #voz 📢 no mundo actual, quer seja a nível #pessoal como #profissional, a Diana Silvestre reuniu todos os primeiros passos 💃 que deves dar para começares o teu canal do #YouTube.
⠀
Lê a sua publicação em: www.mariafeliz.pt (link na bio)
A felicidade não nasce do acaso, nem fica por aca A felicidade não nasce do acaso, nem fica por acaso. 🌟
⠀
Concordas?
Vou dar-te uma dica fantástica para perceberes se Vou dar-te uma dica fantástica para perceberes se tu ou alguém está a pedir algo ou a exigir algo. 💬 Se a resposta a esse pedido for não e a pessoa, que fez o pedido, reagir mal, é porque não era um pedido, mas uma exigência. 😉
⠀
Um dos ensinamentos de Bert Hellinger, que trouxe muita paz à minha vida, foi:  viver sem expectativas, exigências e julgamentos. 🧘
⠀
 📝 Escreve-me nos comentários, que eu sou muito curiosa, sentes que vida é mais dura quando temos expectativas, quando exigimos e julgamos os outros?
No outro dia uma #amiga partilhava comigo o seu es No outro dia uma #amiga partilhava comigo o seu estado de #felicidade . 💥  Ela sentia-se até surpreendida, porque era algo estranho para ela. Nunca se tinha sentido tão em #paz. Ela resumiu assim: "pode estar um #caos, mas eu pareço apenas que estou a observar. Sinto-me tão em paz." 🧘
⠀
Quando nós passamos a desejar e a fazer #bem aos outros, sem #expectativas, nem #exigências, colocamos em movimento uma felicidade interior e profunda. 🌟
⠀
Como te sentes hoje?
⠀
#paz #felicidade #amiga #eusoumariafeliz #aliberdadedeseresquemes
Fiz uma pausa e estou pronta a responder às tuas Fiz uma pausa e estou pronta a responder às tuas perguntas. O que gostarias de saber sobre a Maria Feliz? 📝 Escreve agora nos comentários. De seguida irei responder-te. 😘
Com um #telemóvel 📱, a cantora Carolina Deslan Com um #telemóvel 📱, a cantora Carolina Deslandes e o artista Jimmy P gravaram todos os vídeos do EP com o nome "Mercúrio". 🎶
⠀
Quanto a mim é sinal ✨ de que para produzirmos algo não temos necessariamente que ter #tecnologia top de gama, mas, sim, fazer as omeletes com os ovos 🥚 que temos.
⠀
Se tens um #smartphone, que nos tempos de hoje acredito que tenhas 😉, podes impulsionar o teu #negócio, gravando #vídeos acerca dos #produtos e/ou #serviços que tens ao dispor.
⠀
A Diana Silvestre partilhou no blog Maria Feliz várias #dicas de como gravares e editares vídeos 🎞 com o teu telemóvel.
⠀
Ora lê em www.mariafeliz.pt (link na bio)
#dica #blog #carolinadeslandes #gravarvídeos #mercúrio #jimmyp #eusoumariafeliz #aliberdadedeseresquemes
Bem vinda a esta viagem que mal começou. ⠀ Nasc Bem vinda a esta viagem que mal começou.
⠀
Nasci em Lisboa.
⠀
Cresci entre os seus arredores e uma aldeia da Beira Baixa, chamada Ortiga.
⠀
Estudei 4 anos na Covilhã, na minha tão querida UBI - Universidade da Beira Interior.
⠀
Vivi um semestre em Caen, França, enquanto participava no programa Erasmus (intercâmbio universitário) e 4 meses em Angola, com a missão de fazer voluntariado na minha área de formação, Ciências da Comunicação.
⠀
Há 11 anos que vivo na Alemanha, entre duas cidades um quanto ou tanto rivais - Dusseldorf e Colónia.
⠀
Apesar de tantas viagens, volto sempre ao ninho luso.
⠀
Porque é nas minhas raízes, que encontro as minhas asas.
⠀
E tu? Conta-me: Onde estão as tuas raízes?
⠀
#voluntariado #programa #caen #ubi #angola #lisboa #ciênciasdacomunicação #programaerasmus #beirainterior #dusseldorf #alemanha #comunicação #ciências #erasmus #covilhã #ortiga #portugal #eusoumariafeliz #aliberdadedeseresquemes
Foi em 2003 que participei pela primeira vez numa Foi em 2003 que participei pela primeira vez numa Constelação Familiar. 🌟
⠀
Recordo-me bem de como ia receptiva, mas também algo insegura. O que a minha amiga partilhava comigo das suas experiências era tão fascinante! Mas não compreendia como efectivamente o processo ocorria.
⠀
Realmente foi fantástico. Fiz a minha primeira Constelação e fiquei maravilhada. 🤩🤩🤩 Como é que tanto poderia vir à luz e deixar-nos naquele estado de clareza!?
⠀
Saí de lá sem saber como o processo ocorria, mas a falar tão entusiasticamente como a minha amiga. 😀
⠀
Mais tarde, percebi que é por isso que as Constelação Familiares são apelidadas de método fenomenológico. Não existe uma base científica que explique o que acontece, no entanto os resultados são visíveis, através da felicidade que traz às nossas relações. 😍
⠀
Gostavas de viver relações mais felizes?
Escreve SIM, se esse for o caso.
O que é que #hipnose tem a ver com #finanças, ou O que é que #hipnose tem a ver com #finanças, ou o que #jóias têm a ver com #mindfulness? 😉 São alguns dos temas abordados no #blog Maria Feliz.
⠀
Já somos 7 #mulheres  à tua espera.  Visita-nos em www.mariafeliz.pt
Este mês, o de Agosto, é o pico alto da silly se Este mês, o de Agosto, é o pico alto da silly season (estação tola). Normalmente era o mês em que os media quase (se não mesmo!!!) tinham que inventar histórias, porque tudo estava de férias, e não haviam factos para narrar. Digo "era", porque o mundo voltou-se de cabeça para baixo, e o que era já não é. 🤷‍♀️
⠀
Conheces o conto infantil da Cigarra e da Formiga? 🦗 Nessa história a Cigarra canta durante o verão, enquanto a Formiga labuta para acumular comida para o inverno. Moral da história: quando chegou o mau tempo a Cigarra não tinha onde se abrigar nem o que comer. Por sua vez, a Formiga tinha o conforto do abrigo e a sua provisão, para a qual tinham trabalhado no verão. ☀️
⠀
Claro que é bom e faz bem desfrutarmos das férias, do bom tempo, do lazer... essa não é a lição do conto.
⠀
Só há pouco tempo, ao ler e reler este conto para a minha filha de 4 anos, é que me apercebi que tinha criado uma falsa ideia sobre a Formiga. 🐜 Eu pensava que ela só trabalhava e que não se divertia. Mas, não.  A Formiga só foi mais equilibrada. Ela organizou-se e aproveitou bem o tempo, conciliando o trabalho e o lazer, uma coisa a seu momento. 🤩
⠀
Com a internet podes perfeitamente conciliar trabalho e lazer. Aliás, quantos de vocês não fizeram por estes dias homeoffice a partir da praia? 👩‍💻 O grupo de mulheres, ao qual pertenço, tem mulheres da Alemanha, da França, da Holanda, de Portugal... e todas nós somos formigas, que trabalhamos com equilíbrio, sabendo que aí vem um inverno rigoroso.
⠀
Se és uma formiga 😉 junta-te a nós, porque o Espírito da Formiga é espírito de colaboração.  #eusoumariafeliz
Vivemos numa Era em que temos tudo à distância d Vivemos numa Era em que temos tudo à distância de um clique, concordas? 👍 Como consumidores, tal como empreendedores, temos duas hipóteses: aceitar esta realidade, ou não aceitar. 🤷‍♀️ Mas isso não muda nada na realidade em si: a internet está aí e mostra a cada dia como se torna parte integrante do momento que vivemos.
⠀
Eu sou das que aceita essa realidade, e desfruto do seu melhor lado. Mas não só. Ajudo outras mulheres a fazer exactamente o mesmo. 💥 Acredito que cada uma de nós tem um imenso potencial. Todas juntas, mesmo que à distância e via digital, podemos transformar vidas, começando pela nossa.
⠀
Se queres fazer parte deste grupo de mulheres, serás bem vinda. 🤲 Vamos apoiar-te a viveres a Liberdade de Seres Quem És. 🤩
⠀
#vamos #poder #vida #mulher #mulheres #momento #internet #empreendedor #liberdade #eusoumariafeliz #aliberdadedeseresquemes
Quando conheci as Constelações Familiares já ti Quando conheci as Constelações Familiares já tinham elas cerca de 20 anos de desenvolvimento ↗️ , mas para nós, em Portugal, era um método totalmente inovador e desconhecido. 😲
⠀
Recordo-me de um amigo, psicólogo, mostrar-se preocupado, pois achava muito estranho o nome, e temia que eu tivesse envergado por caminhos menos ortodoxos. 😆 Quando lhe falei em terapia sistémica, tudo se tornou mais claro para ele, e menos preocupante.
⠀
É normal que passados agora mais outros 20 anos ainda exista quem estranhe, mas, por outro lado, já há muitas pessoas que experimentaram pessoalmente este método e sentiram os seus resultados em si e na sua família, ou instituição. 🤩 🤩 🤩
⠀
Tu fazes parte de que grupo? Já fizeste alguma Constelação Familiar?
⠀
#resultado #resultados #pessoas #terapia #portugal #ser #caminhos #desenvolvimento #constelacoesfamiliares #berthellinger #eusoumariafeliz
Sempre fui uma pessoa que muitas ideias. Por vezes Sempre fui uma pessoa que muitas ideias. Por vezes as ideias atropelam-se. Ou pedem-me para as aprofundar. Do meu percurso retive duas lições que me trouxeram paz e sucesso:
1. aceitar que sou uma pipoqueira de ideias e que está certo como está
2. colocar-me em acção, traz-me mais sabedoria e alegria, do que esperar pelo momento certo, as condições certas... para partir para a acção.
O caminho faz-se caminhando. E tu, tens medo de fazer acontecer?
Desenvolver uma actividade profissional a partir d Desenvolver uma actividade profissional a partir de casa não é fácil. Facilmente nos distraímos e misturamos o que é pessoal com o que é profissional. Aquela máquina de roupa que precisa de ser feita, aquela amiga que nos liga, a filha que precisa de atenção... No entanto, esse também é o lado bom do trabalho remoto: maior flexibilidade de horários, maior mobilidade (agora ou quanto ou tanto reduzida pelos motivos que todos sabemos) e poder conciliar várias áreas da nossa vida. Tudo na vida tem a cara ou a coroa, e isso ainda lhe dá mais valor. Para ti, qual a maior dificuldade e qual a maior alegria do trabalho a partir de casa?
Houve um tempo em que me sentia um hamster a corre Houve um tempo em que me sentia um hamster a correr na sua roda, e sem conseguir pará-la, nem sair dela. Já alguma vez te sentiste assim? Hoje sinto-me livre. Faço a vida ao meu ritmo, sem pressas, nem pressões. Caminho com a certeza de que não posso colher amanhã, o que não semeio hoje. O que semeaste hoje na tua vida?
Sentes que os teus sonhos estão em suspenso pelas Sentes que os teus sonhos estão em suspenso pelas circunstâncias que estamos a viver? Então, tenho mesmo que partilhar contigo a experiência do Nick Vujicic. Nasceu sem braços e sem pernas. Hoje, não só é um dos oradores mais influentes, como tem uma empresa de renome e uma família alargada. Porque é que te conto isto? Para que percebas que não são as circunstâncias que nos suspendem os sonhos, mas nós próprios. O Nick não o permitiu. Tu vais permitir?
Carregue mais… Siga no Instagram
Artigos Recentes
  • 3 de Dezembro, 2020
    Como pode o Mindfulness gerir conflitos em tempo de isolamento?
  • 18 de Novembro, 2020
    O impacto do coaching no desenvolvimento do ser humano
  • 17 de Setembro, 2020
    Como os pais devem lidar com o Bullying
  • Início
  • Sobre
  • Contactos
Newsletter
MADE IN PORTUGAL. WITH LOVE.
O Mindfulness não serve a todos? | Maria Feliz