Com o ano letivo quase a iniciar é essencial falarmos sobre este tema: BULLYING!
Estamos numa época onde infelizmente há cada vez mais casos de violência entre os jovens tanto a nível da comunidade escolar como a nível das redes sociais e menos atenção da parte dos pais para com os filhos, devido à falta de tempo e até ao cansaço mental que cada vez existe mais na geração dos mesmos.
Cada vez mais se houve falar em suicídio juvenil e muitos pais não conseguem entender os motivos que levam esses jovens a cometer a maior loucura da vida: morrer.
Entendam que jovens que são vitimas deste tipo de violência sofrem muitas vezes em silêncio e precisam de alguém que os possa proteger, porque no fundo o que eles sentem é medo. Medo de falharem, de não serem suficientes, de não terem amigos e até de não serem amados.
E isto tem de mudar, porque nenhuma criança merece ser desrespeitada nem humilhada! Para tudo melhorar temos de estar todos dispostos à mudança, temos de dar uma vida melhor e merecida aos jovens do futuro. São eles a nossa geração.
E para existir essa mudança primeiro é preciso acreditar em três pontos:
- Bullying não é brincadeira!
- Depressão não é drama!
- Suicídio não é para chamar a atenção!
Eu sei que nem sempre é fácil existir uma abertura da parte dos vosos filhos, mas também sei que a confiança se cultiva e que se estivermos atentos saberemos o que se passa com eles, mesmo que não saibamos o motivo.
Mas hoje estou aqui para ajudar e por isso vou deixar-vos algumas medidas a serem tomadas, por vocês pais,que são sem dúvida as mais difíceis mas as mais importantes:
- Tirem um tempinho todos os dias para estar com os vossos filhos – podem fazer jogos lúdicos em família, até para aliviar o stress e o cansaço do dia;
- Perguntem diariamente se eles gostam da escola, se sentem que algo os incomoda;
- Mostrem que são pessoas em que eles podem confiar – podem fazer um jogo de autoconhecimento onde escrevem várias perguntas em papeis e depois tiram um à sorte para responder ( ex: hoje senti-me….);
- Ensinem a respeitar as diferenças e as qualidades do próximo – falar sobre a igualdade é essencial;
- Estejam atentos às redes sociais deles;
- Percebam quem são os amigos deles e como eles se relacionam;
Vocês nunca vão conseguir controlar tudo, mas quero que se lembrem que estão a dar o vosso melhor por eles e isso é que é fundamental.
Acreditem a comunicação e a confiança entre pais e fillhos vale muito.
Façam com que eles fiquem orgulhosos por saberem que podem confiar em vocês e irão descubrir todas as batalhas mais dificeis da vida deles.
Vamos lutar todos por um mundo melhor. Vamos parar o Bullying.
Existe uma linha de apoio para estes casos, utilizem-na, tirem as vossas dúvidas.
Linha SOS Bullying
Telef.: 808 962 006 [2ª a 6ª f. das 11-12h30 e das 18h30-20h]
e-mail: bulialuno@anprofessores.pt