Vou partilhar contigo o que funcionou comigo, e o que vários especialistas indicam ser um método eficaz para 𝗼 𝘂𝘀𝗼 𝗱𝗮 𝗲𝘀𝗰𝗿𝗶𝘁𝗮 𝗰𝗼𝗺 𝗳𝗶𝗻𝘀 𝘁𝗲𝗿𝗮𝗽𝗲̂𝘂𝘁𝗶𝗰𝗼𝘀.
Desejo que tires o maior proveito ☑️ deste 𝗽𝗮𝘀𝘀𝗼 𝗮 𝗽𝗮𝘀𝘀𝗼, que foi a minha boia de salvação tantas e tantas vezes. E que ainda é!
1️⃣ 𝗘𝘀𝗰𝗿𝗲𝘃𝗲 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗼𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗹𝗶𝗴𝗮𝗱𝗮𝘀 𝗮𝗼𝘀 𝗳𝗮𝗰𝘁𝗼𝘀. Descreveres apenas o que aconteceu no teu dia, ou em dada situação, terá pouco benefício e até pode ter o efeito contrário. São as emoções ligadas a essa situação que importam. Escreve sobre o que sentiste quando algo aconteceu. Explora a razão do desconforto perante essa situação. 👉 Por exemplo, “eu chorei quando recebi o resultado” é um facto, já “eu senti-me sozinha e fraca perante o resultado” remete-nos para o reino das emoções.
2️⃣ 𝗣𝗿𝗼𝗰𝘂𝗿𝗮 𝘃𝗲𝗿 𝗱𝗲 𝘃𝗮́𝗿𝗶𝗼𝘀 𝗮̂𝗻𝗴𝘂𝗹𝗼𝘀 𝗮 𝘀𝗶𝘁𝘂𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲𝗺 𝘀𝗶. Algo que me foi muito útil foi olhar para as situações de diferentes perspetivas. 👀 Normalmente colocar-me no lugar do outro, ajuda-me a ampliar o modo como vejo o que aconteceu. Se conseguires sair do teu papel e ver o evento como apenas observadora, dá-te um panorama maior sobre o acontecido.
3️⃣ 𝗣𝗲𝗿𝗺𝗶𝘁𝗲-𝘁𝗲 𝗱𝘂𝘃𝗶𝗱𝗮𝗿. No mundo atual somos incentivados a ter opinião e certezas sobre tudo e todos. Isso, muitas vezes é uma barreira forte e dura entre nós, e não nos permite ver a realidade de modo ampliado. 🧐 Por isso, deixo o convite a questionares-te para lá do que te parece óbvio e lógico.
4️⃣ 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗿𝗼𝗴𝗮-𝘁𝗲 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗮𝘀 𝘁𝘂𝗮𝘀 𝗮𝘁𝗶𝘁𝘂𝗱𝗲𝘀 𝗲 𝗮𝗻𝗮𝗹𝗶𝘀𝗮 𝗮𝘀 𝗽𝗼𝘀𝘀𝗶́𝘃𝗲𝗶𝘀 𝗮𝗹𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮𝘀. Perceber porque razão reagimos assim leva-nos a conhecermo-nos melhor e encontrarmos outros caminhos para uma próxima vez. Eu perguntava-me sempre ➡️ o que esta situação me ensinou sobre mim própria e a minha realidade? O que posso levar daqui para situações futuras?
5️⃣ 𝗥𝗲𝗴𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗮 𝗺𝗼𝗿𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗵𝗶𝘀𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗮. Apontar o que é importante a ser extraído do que foi vivido define as linhas orientadoras do nosso desenvolvimento pessoal. 🎯 Manter este último como nosso foco, faz-nos ter prazer neste exercício de escrita consciente.
Deixo-te o convite para começares agora mesmo a colocar em prática o poder da escrita, através do workbook “Reconecta-te com as Tuas Raízes”. Descarrega o teu exemplar em: bit.ly/Workbook-as-tuas-Raizes

